quarta-feira, 6 de junho de 2018

Tarab - buscando significados


Tarab
Estudando a música de forma mais profunda!
Tarab em árabe, é um estado de êxtase e entrega  que alguém pode alcançar enquanto, ouve com o corpo e a alma , a música
Na cultura árabe, a fusão entre música e transformação emocional, é personificada pelo conceito de TARAB, que pode não ter uma palavra equivalente exata em nenhuma língua ocidental.
Temos que pensar sobre o conceito própriamente para compreender a palavra. Uma vez mais nesta busca temos que nos basear na opinião de acadêmicos nesta área e o que eles tem a dizer sobre a diferença entre Musica Ocidental Européia e Música árabe.
Guilherme Andre Villoteau, fazia parte de uma time de musicologistas, dentro da missão científica de Napoleão no Egito entre 1798-1799. Ele observou que a música Árabe, evocava  uma forma emocional muito poderosa, nos seus ouvintes.
Cerca de 35 anos depois um escritor árabe cujo nome era Ahmad Faris Al – Shidyaq, numa viagem a Europa, tentou explicar a diferença entre Musica Oriental e Música Ocidental. Nesta comparação ele usou a si mesmo como exemplo e notou que a música Ocidental evoca mais imagens e conceitos e que a Música Árabe, tendia a provocar uma emoção crua em seu público, livre dos conceitos e imagens. De fato a música árabe toca externa e profundamente o público de uma maneira distinta da música Ocidental.
Podemos até mesmo encontrar na música do Ocidente algo parecido com a forma de Tarab da música Oriental mas isso é muito mais sutil e cerebral do que na Musica árabe.
Na música Ocidental os aspectos técnicos em termos de Musicalidade de uma peça podem explicar porque aquela peça em especial nos provoca emoções específicas
Copland Clarinet Concerto Benny Goodman Part 1 – procure por este título buscando no Youtube.
Se escutarmos a peça mencionada acima por exemplo, ela foi escrita primariamente para um clarinetista, chamado Benny Goodman, ao ouvir deveríamos prestar especial atenção ao absoluto contraste entre a sessão lenta e a rápida desta peça 
 Com suas respectivas diferenças em textura, harmonia, modo, tempo e intensidade. Todos estes aspectos, são exemplos perfeitos do que faz o Concerto Copeland para clarineta, soar do jeito que ele soa e por sua vez estimulando no ouvinte o Tarab, que decorre disso.
Apesar de tudo é uma forma totalmente diferente de Tarab que podemos experimentar com Música árabe.
Qual o conceito de Tarab afinal ?
O conceito em música árabe é mover alguém emocionalmente através da musica, se o ouvinte ( Samee´ em Arabe) é levado a se sentir profundamente tocado  pelo prazer, tristeza ou simplesmente elevado de forma clara, pela música que esta sendo apresentada.
Não apenas é o Tarab um dos principais componetes que faz o árabe ser o que é, mas vc pode encontrar também diferentes formas de tarab, em outros tipos de musica no Mundo árabe. Um dos lugares óbvios onde vai encontrar tarab é dentro da religião Sufi.
 Há duas diferenças notáveis entre a música árabe e a musica Sufi.
 A música Sufi é religiosa e mais reservada enquanto a secular Musica Arabe é geralmente não religiosa e pode ser mais emocional e técnicamente mais simples por vezes.
Dhirkr o que em árabe significa literalmente memórias ou invocações, é um nome usado para descrever a Liturgia Mevlevi Sufi, e neste contexto a palavra Dhirkr, toma o sentido de relembrar Deus.  Esta cerimônia é onde você poderá ver um grande exemplo de Tarab religioso,  onde aqueles que estão em parte dentro da cerimônia, os ouvintes, terminam, girando em círculos, o que recebe então o nome de dervishes rodopiantes.
A instrumentação desta música é geralmente  sustentada pelo tambor ou tabla específico e Nay ( Flauta feita de junco ) e o tarab experimentado neste serviço de adoração está fortemente atado a sensação de estar mais perto de Deus.
Enquanto o tarab religioso tem sentimentos diferentes  e objetivos por trás dele,  o principal – voltando a nossa idéia de conceito – é que permanece sempre o mesmo. Todas as formas musicais que tem habilidade de elevar o ouvinte de seu corrente estado e levá-lo a algum outro ponto, ou a uma jornada emocional, são aquelas capazes de provocar Tarab.
Você pode facilmente encontrar todas as formas e graus de tarab em todos os gêneros e formas da musica árabe. Cada uma deveria ter seu próprio estilo, som, e sensações ligadas a ela, mas num artigo é impossível nomear ou classificar tudo isso.
De qualquer maneira de todos os estilos a Musica Classica Arabe ou também chamada Musica Tarab, tanto as peças antigas quanto as atuais, são aquelas em que você poderá experimentar Tarab em sua forma mais refinada.
Para todos aqueles que querem compreender a musica árabe de uma forma mais profunda, é necessário compreender o sentido desta palavra Tarab.
No final, não é exatamente para mover o público emocionalmente que se faz Música?
 The Michigan Arabic Orchestra - Ya Msafer Wahdak 1/2 يا مسافر وحدك
http://www.youtube.com/watch?v=Udnn_kg13Fw&feature=related
Exemplo de música árabe clássica ou Tarab Music.
O cantor produz Tarab, aquele que ouve o recebe ou manifesta.
Se uma bailarina dança uma peça que provoca  Tarab o que ela está a dançar é clássico mas não Tarab.
Tarab não é um estilo ou forma de dançar, mas sim um estado da alma, e para isso ñ existem e nem deveriam existir regras ou manual de primeiros passos!
Outra definição seria , o êxtase através da poesia musical.
De certa maneira Tarab é aquele estado em que nossa alma se encontra quando  é tocada ao ouvir música.
A melhor maneira de identificar o Tarab é testando a si própria.
Existem até mesmo palavras diferentes que definem o cantor ou cantora, capaz de provocar tarab.
No final a definição se acopla as emoções e não se contém em uma caixa quadrada e selada.
Eu costumo dizer que a grande diferença é se a música te toca profundamente ou se ela te impressiona, e o mesmo vale para a bailarina.
Eu posso me sentir tremendamente impressionada por alguém, mas absolutamente não tocada emocionalmente.
Moghani ou Moghaneia – Cantor ou cantora.
Motreb ou Motreba – Cantor ou cantora, capaz de provocar este estado alterado do ser.

Geralmente estas peças não são aceleradas apesar de possuírem modulação em sua estrutura como um todo. Há um convite a reflexão e a abertura das sensações emocionais!
Exemplos do passado
Para nutrir seus ouvidos e sua alma com Tarab tradicional vale explorar as obras de:


Oum Khoulthoum – Enta Omri , El Atlal, Ansak

    
Abdel Halim Hafez


 
 Nagat cantando Ana Bastanak

Exemplos da Atualidade
 
Amr Diab –  é considerado tanto moghani quanto Motareb.



Shereen –
Ambos os artistas também são considerados moghani e moghaneia, mas possuem os dois títulos pois são multi facetados.
Para os ouvintes atuais esta é uma cantora chamada pelos dois nomes pois provoca Tarab em seus ouvintes, dependendo da canção!
http://www.youtube.com/watch?v=Dz8SYDXcLEY&feature=related

3 comentários:

AndressaPassks disse...

Gostei muito do texto.
Um questionamento: se a gente encarar o Tarab como esse estado emocional que descreveu, essa relação da música tocando a alma profundamente, algo que transcende técnica, admiração etc. eh válido dizer que o Tarab existe e pode ser causado também por músicas fora da cultura árabe? Em casos onde outras músicas ocidentais ou não, por motivos diversos geram esse estado no ouvinte...seria errado dizer que o estado em que se encontra o ouvinte que foi tocada também é Tarab? Vendo Tarab como tradução desse sentimento, além de ver como um conceito de uma cultura específica?

Espaço de Nastenka disse...

Boi postar no minha pag. Grande Mestra Lulu...💋

Espaço de Nastenka disse...

Pedindo aqui Licença! 💋✨