quarta-feira, 6 de junho de 2018

Impressões sobre a Sibéria

Minha imaginação não tinha elementos para fixar uma idéia do que seria esta parte do Mundo. Ligava o nome do lugar, a uma área inóspita, e perfeita para prisões que não permitissem a fuga, simplesmente porque fora da prisão os fugitivos morreriam rapidamente.
Era isso o que eu pensava. Frio, deserto e hostil.
Claro que a realidade é sempre diferente da nossa fantasia, e dei de cara com uma cidade grande, e muito ativa, apesar de não me parecer nem um pouco atrativa no primeiro contato.

Os prédios estão por toda parte, pelo menos por onde eu estive, e é difícil estabelecer diferença entre eles.
Herança do comunismo, e da necessidade de apagar qualquer resquício que fosse da diferença social entre as pessoas, talvez, o caso é que pra mim tudo parecia muito linear e cinza...muito cinza.

Neve por toda parte, pois por lá o inverno só termina mesmo por volta do final de Abril, e quando cheguei a temperatura era de – 10, o que para as siberianas, é quentinho!!!

Meus lábios racharam imediatamente, sem se importar com o batom que eu insistia em passar direto. Não tive nenhuma vontade de sair e explorar a cidade, pois o frio era tanto que depois de 2 minutos na rua, o que eu queria era voltar para dentro do flat e ficar quietinha...

O flat, tinha uma mistura de cores, que deixaria maluca até mesmo a mulher mais inusitada em combinações. A cozinha era laranja, choque, as cortinas do quarto e o teto lilás, e o banheiro azul e branco....fala sério!!
Eu podia fazer meu nescafé a qualquer hora, tinha yogurte e algumas frutas, então pelo menos de fome eu não morria...

No primeiro dia de jet lag, não fui capaz de fazer nada
No segundo dia, já tinha trabalho , 4 horas de julgamento em competição e foi uma experiência muito interessante. Diferente das bancas do Brasil, onde não se discute nada posterior as notas, e a decisão final nunca é da banca, lá tudo é diferente.

Depois das notas serem somadas, e termos um resultado numérico final, as pessoas que compõe a banca, juntas discutem o 1º 2º e 3º Lugar, e não necessariamente as notas é que fazem a diferença. Claro que um 1º lugar indiscutível não oferece margem a dúvidas, mas até mesmo com isso tivemos algumas conversas, pois em alguns casos, haviam empates.

É tudo tão transparente e correto, que passa a valer a pena participar de competições, pois pelo menos, vc tem acesso a tudo, e sabe exatamente o que determinou a decisão da banca, na final.
Fui procurada por algumas bailarinas, em virtude de meus apontamentos, e foi maravilhoso ter a chance de dizer o porque desta ou daquela nota, e depois encontra-las na aula, dispostas e experimentar algumas das coisas que eu havia proposto.

Claro que tive uma tradutora comigo tempo integral
Nastya ( Anastacia ) foi meu anjo o tempo inteiro, para comer, para julgar, para dar minha opinião , ela foi minha voz enquanto estive neste lugar.

Numa das noites , não consegui dormir de jeito nenhum e fui ligada direto por quase dois dias. Naquela noite descobri diversas bailarinas russas que ainda não tinha visto e acabei fazendo uma lista de performances que me impressionaram muitíssimo. Logo a lista vai estar na corrente do bem!

Minha organizadora foi incrível e sua família, é como uma ancora bem vinda em sua vida. O pai e a mãe, sempre presentes, trabalhando como loucos para o festival e para a dança.

Na noite do show tivemos um jantar somente as bailarinas convidadas, e eles, e foram horas inesquecíveis. Um encontro intimista, com boa comida, e muitas estórias compartilhadas. Para Luana, o momento prévio da despedida, é sempre um ritual, e cada um presente, tem que dar seu testemunho ou impressões sobre os últimos dias...bom para encurtar o assunto todos se emocionaram em sua vez de falar, e não fui a única com lágrimas nos olhos ...

É muito bom poder compartilhar a dança desta maneira, com pessoas que são tão apaixonadas por isso, que excedem os problemas que costumam nos assombrar...e transcendem além disso

Obrigada Luana Ptukha, Tatiana, Anna Borisova, Anastacia e Vilenna Shamarkan. Aquela noite vai ficar para sempre comigo!

Nenhum comentário: