quarta-feira, 31 de julho de 2019

Básico de A a Z - O que seria a estrutura de nossa Dança Oriental?


Básico de A a Z, raízes da dança Oriental



              Muito se diz sobre a chamada “ Dança do ventre”. Nos países árabes seu nome típico é “ Raks el Sharki” e este foi o primeiro nome que aprendi com minha primeira professora Shahrazad ( Madeleine Skandarian).Ela dizia que a tradução para nossa língua era “ Dança do Leste” o que hoje eu chamo de Dança Oriental, sem nenhuma conexão com o JapãoA dança é considerada como uma das artes mais antigas, porque foi uma maneira do ser humano perceber seu próprio corpo de maneira instintiva. Da mesma maneira as sequencias rítmicas, criaram seus próprios caminhos antes mesmo de reconhecer o mundo exterior e anterior a criação de uma comunicação falada ou linguística.

Os povos antigos e antigas civilizações utilizavam a dança em todas as ocasiões importantes em suas vidas, nas oferendas de sacrifício, nos rituais mágicos e culturais, nos casamentos e festas relacionadas aos nascimentos de bebês. Cerimônias de circuncisão , funerais, e festas em casa, além da guerra, das danças para espantar doenças, ou para honrar as sombras e a luz. A dança em muitas culturas antigas, era respeitada pelas religiões , sustentada pelas tradições e com estreitos laços com a música.

Os instrumentos de percussão sempre estiveram presentes, como forma de manter a concentração, reforçar os movimentos, e estes instrumentos sempre foram indispensáveis desde as origens da dança até a atualidade.O canto também sempre esteve ligado a ela, juntamente com a música, e seus dois elementos essenciais, o ritmo e a melodia.

No vale do Nilo  a dança era considerada uma expressão de alegria, que sempre acompanhava as festas. Assim quando era época de colheita, o camponês dançava em ação de graças. Durante a primavera, existiam danças especiais que eram rituais. Levava-se ao campo uma jovem virgem , na alvorada, e sua dança era pensada como uma oferenda para que uma boa colheita pudesse acontecer naquele campo. Entre os antigos egípcios o desnudar tinha um propósito especial, pois as bailarinas dançavam sem roupas, mas cobertas por uma capa pequena, durante a realização de cerimônias religiosas.

Até hoje em algumas partes do mundo tribos indígenas, dançam para atrair as chuvas do verão ou da primavera, ou até mesmo para se livrar de maus espíritos. Nas danças com espadas, durante um casamento ou funeral, geralmente se fazem demonstrações de habilidades com a arma, com a finalidade de proteger os noivos ou o morto das más intenções de seus inimigos.
No Sudão por exemplo , existem danças que se relacionam com as noites de lua cheia e a colheita, De tudo isso podemos deduzir que as necessidades humanas e as formas de vida, estão unidas a dança , que constitui, um importante suporte para as crenças populares. No Antigo Egito sabe-se que a dança era um elemento importante dos serviços religiosos.

“ A dança, a música e o incenso, são nossas obrigações religiosas para com os Deuses, e o que acontecesse aos humanos estaria ligado a aceitação ou rejeição da adoração oferecida a eles!”

Para falarmos da dança ao final temos que decidir por um período de sua história, pois seria impossível abordar tudo de uma só vez.
Hoje falaremos apenas da dança conhecida pelo nome “ Dança do ventre “  como nosso tema principal.
Este nome define uma dança por excelência individual e executada por mulheres. O nome ventre, por ser o ventre o cento ou eixo principal do corpo feminino, não apenas físico mas também espiritual , com tradições que vem do inicio de nossas civilizações.
Nesta dança sobrevivem traços de muitas culturas distintas e não apenas a cultura árabe.
Como por exemplo : faraônica, fenícia, nubia, turca e berber.

Shokri Mohamed chamou a seu livro “La Danza mágica del Vientre” por acreditar que esta dança nos leva ao profundo sentimento de comunicação interior com vc mesma, através da música e dos movimentos, resultado deste encontro não apenas com os outros mas principalmente consigo mesma, que deve ter uma bailarina. Nesta dança precisamos cultuar nossa força pessoal, e trazer a mesma de dentro para fora.

A dança se desenvolveu em locais distintos como o palácio e as ruas. Seria ao final um meio do caminho entre o Folclore e a criação pessoal, uma arte que nasce na vida e floresce em contato com outras artes, se transformando e sobrevivendo até os dias de hoje
Nesta dança há uma estrutura básica definida que permanece constante e ao mesmo tempo existe nela um componente essencial de improvisação que permite a bailarina exteriorizar suas qualidades expressivas e criar sua forma única de expressar-se. O que na verdade só acontece com aquelas que chamamos de “ grandes bailarinas”

Linha do tempo – Alguns fatos temporais que mostram o caminho desta dança até a popularização

·         Esculturas e pinturas do Egito faraônico
·         Sec I d.C. o escritor hispano romano Marcial , descreve com curiosidade a dança das bailarinas fenícias chegadas ao podero de Gades que podiam mover os músculos do estômago, ainda que permanecessem totalmente paradas com o resto de seu corpo
·         As cortes de sultões e califas medievais de distintas regiões até os confins do Islam, desde Irã, e Turquia até o Magreb e a região de Andaluz. Estas cortes acabavam mesclando elementos culturais vários e fusionando suas raízes folclóricas suas cadências e suas estruturas.

·         Final do califado 1258 -  a radicalização do Islam, as manifestações artísticas desta natureza se quedaram relegadas ou iniciaram um progressivo declínio.

·         Egito – final do sec XVI – a dança começa a ser apresentada em lugares de reputação duvidosa
·         Sec XVIII e XIX os únicos que bailavam em público eram homens disfarçados de mulheres e as cortesãs
·         Dominação Otomana – assemelha o estilo e a moda de Istambul que potencializava o movimento dos quadris.
·         1888 na França a dança se popularizou graças a  uma argelina se apresentou numa grande feira de negócios em Chicago 1988. Nos EUA  que tinha neste momento uma chegada massiva de emigrantes árabes e turcos, favoreceu o florescimento desta dança em um novo âmbito cultural e o nascimento de um certo esquema de dança de duração média que integra os  ritmos e momentos básicos dentro  da música árabe: baladi, taksim e chiftetelli( maqsoum e masmoudi) Este tipo de dança foi chamado Cabaret pois mesclava passos da mais variada raiz folclórica  e se servia de acompanhamentos musicais especialmente criados para ela, baseando-se em canções populares árabes, seguiam um esquema de dança em 3 andamentos : rápido ( introdução com passos básicos) lento ( se trabalham ritmos prolongados e corresponde a improvisação com flauta ou alaúde) e rápido ( onde se voltam os passos básicos mas com maior dinamismo) encerrando o ciclo

Fontes de Pesquisa :
 ( La danza mágica del Vientre - Shokri Mohamed
Die Welt des Raks Schaabi – Khaled Seif
Grand Mothers secrets – Rosina Fawzia Al Rawi
Shorky Mohamed texts.
Além destes livros como fonte de apoio vale mancionar minhas anotações durante todos os anos de estudo, como base de pesquisa!


Um comentário:

Maria Lucia disse...

Tenho 48 anos, sou do Brasil, fui diagnosticado com câncer de fígado em segundo estágio após um exame agendado para monitorar cirrose hepática. Eu tinha perdido muito peso. Uma tomografia computadorizada revelou três tumores; um no centro do meu fígado em tecido danificado e dois em porções saudáveis ​​do meu fígado. Nenhum tratamento de quimioterapia ou radioterapia foi prescrito devido à minha idade, ao número de tumores no fígado. Um mês após meu diagnóstico, comecei a tomar 12 suplementos de Salvestrol (350 pontos) por dia, de acordo com meu peso corporal. Isso compreendia seis cápsulas de Salvestrol Shield (350 pontos) e seis cápsulas de Salvestrol Gold (350 pontos), distribuídas ao longo do dia tomando duas de cada cápsula após cada refeição principal. Este nível de suplementação de Salvestrol (4.000 pontos por dia) foi mantido por quatro meses. Além disso, iniciei um programa de exercícios respiratórios, exercícios de chi, meditação, alongamento e prevenção do estresse. Devido à variedade de condições de que sofri, recebi exames médicos contínuos. Onze meses após o início da suplementação de Salvestrol Mas todos inválidos, então continuo procurando uma cura à base de ervas on-line, como me deparei com um testemunho apreciando o Dr. seu remédio herbal para o câncer beber por duas semanas para curar eu paguei a ele pelo parto então recebi meu remédio herbal e bebi por duas semanas e fiquei curado até agora estou livre do câncer, vou aconselhá-lo a entrar em contato Dr Itua Herbal Center no e-mail ... drituaherbalcenter@gmail.com. Número do WhatsApp... +2348149277967. Se você sofre das doenças listadas abaixo, câncer, HIV/Aids, vírus do herpes, hepatite, doença crônica. Lúpus, Fibromialgia.