quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Num tempo de quietude forçada!!

Faz tempo que não escrevo e faltando apenas dois dias pra o final deste tremendo 2012 para não dizer outras coisas mais, decidi parar um pouco.

Hoje o marido foi com a filhinha ver amigas que preferem que eu não esteja por perto mesmo, na verdade, tadinhas, eu levei esse homem precioso embora e nunca mais devolvo, nem fico brava, elas podem aproveitar um pouquinho.

O fato é que estou sózinha e tranquila e posso escrever sem Eva pulando no meu joelho operado...
Pois é para quem não sabe, esfacelei suavemente meu menisco numa viagem de trabalho, parece até piada, depois de 29 anos dançando fui assistir a uma aula porcaria, num chão pior ainda e o que ganhei foi uma cirurgia no meu joelhinho virgem !!

Parafraseando uma amiga que incansavelmente me inspira ( né Cá? ) o tempo serve pra muitas coisas, inclusive para nos devolver a realidade perdida, que não é o mundo dos macacos mas parece!

Eu sabia que minha viagem para Alemanha seria um tempo difícil e de realinhamento mas não estava preparada para o que significa não ter estabilidade... nos joelhos!
Para alguém que dança, não poder andar, parece uma coisa do outro mundo, e para os mexeriqueiros de plantão, mando recado, o joelho está bem muito obrigada, e pragas não pegam
Tinha gente dizendo que ia emancipar minha cirurgia, me dando umas lambadas antes da hora, e me pergunto, o mundo tá mais cheio de maluco que os manicômios...inventaram tanto nome novo de doença mental, que hoje em dia, fica dificil falar quem é são...tá todo mundo louco!!!

Para as bailarinas que eu conheço, digo o que já dizia antes em aula, cuidem muito bem dos joelhos, eles são seus amortecedores naturais, e também agora descobri na marra, os grandes estabilizadores de nosso corpo.
Tente ficar em pé de joelho mole...tenta aí!! Não vai conseguir, isso se conseguir amolecer os joelhos falsamente o que também é difícil demais, só vivendo mesmo..."já dizia minha mãe, quem não ventura num vévi'

E assim foi para mim, um dia antes do show da escola deste ano - Mitológia Feminina- operei meu joelho esquerdo.
Dia seguinte, das oito da manhã até as onze da noite, teatro, comandando o show e lendo pequenos textos sobre as Deusas.

Drenagem na perna operada - o que é isso? Não da tempo e ninguém me disse que precisava, e eu que cuido de tantas coisas , não cuidei de mim mesma, e trabalhei como se fosse um dia qualquer.
A perna ficou de um tamanho esquisito, parecia que de um lado eu era Dumbo e do outro a mesma de sempre.

4 dias depois a viagem de avião e as agruras de usar uma cadeira de rodas. Depois coloco fotos aqui, claro que o Michael não ia perder a chance de tirar uma foto reportagem deste feito espetacular, me manter parada sem ir a lugar nenhum, dependendo inteiramente de onde ELE iria me levar!

Privada dos movimentos normais que todos nós temos, é que podemos mais uma vez reavaliar a preciosidade que é ter um corpo que funcione a todo vapor, sem problemas ou limitações.


Coisas simples passam a ser as mais complicadas do mundo. Nao pode andar, não pode torcer, não pode apoiar, então o que pode?
Pode ter paciência minha filha...

E eu descobri uma vez mais que este é um talento que tenho que requisitar para a próxima encarnação.
Credo, como eu não tenho paciência!! é horrível, nem eu me aguento, quanto mais quem está por perto.

Para me distrair este marido que o Universo me deu, me encheu de arte e mais uma vez me lembrei de vc Ca, vc ia amar o que eu vi.

Fui assistir Madame Butterfly, aqui em Saarbrucken. Uma chinesa era a dona do papel principal e ela simplesmente carregou a ópera sózinha o tempo todo. Duas horas e pouco de mergulho no sofrimento desta gueixa apaixonada por um tenente americano.

Que voz era aquela, vindo de uma mulher tão pequena, que carregou o teatro todo como se ela pudesse com um pequeno gesto mover os corações deste público que é tão mais formal, do que nós brasileiros, quando nos sentimos tocados na alma.
No final, eu levantei, esqueci as muletas, quase caí e ainda passei vergonha, pois aqui, quando eles gostam muito batem com os pés no chão e nada mais, e só dava eu, cambaleante, com o olho embaçado de tão molhado e doida, em pé, sem bater o pé, em respeito ao que tinha acabado de ver...

No dia seguinte, ainda ávida, de mais ele me levou para ver " A casa Azul " uma obra de uma cia inglesa de dança inspirada na história de vida de Frida Kahlo.
Uma mulher a frente de seu tempo, uma artista apaixonada, dona de uma intrepidez maluca e um desejo de amar profundo.
Uma lutadora , uma guerreira e porque não dizer vencedora, pois ela quebrou muitas de suas próprias barreiras e continuou tentando.

Com tanta ajuda era impossível não passar por aqueles primeiros dias, e assim foi.
Hoje estou no 13º dia pós cirurgia e já ando ainda com ajuda, sentindo menos dor, sei que é passageiro mas também sei que existem coisas a serem aprendidas profundamente neste período.

Que eu possa mesmo usar o poema de Drumond para viver este pouquinho que falta de 2011 e poder começar um caderno novo em 2012.

Como diz outra amiga, escolhendo melhor para quem eu dou o meu melhor, pois estes que estão por perto e são reais já viram meu pior e só eles e ninguém mais merecem o melhor!

Que venha o novo ano, e com ele muita energia e paciência para as novas lições!

Que pode uma criatura senão,
entre outras criaturas, amar?
amar e esquecer,
amar e malamar,
amar, desamar, amar?
sempre, e até de olhos vidrados, amar?

Eterno Carlos Drumond de Andrade














































12 comentários:

Emiliana disse...

Oi Lulu, que 2012 faca vc ter uma recuperação tremenda de boa, desejo tudo de bom, sucesso e aproveite todo esse tempo com sua família, que eh seu maior tesouro. Beijoss

Lulu disse...

Obrigada linda, já estou melhorando...beijos e uma super passagem de ano!!

Gisella Daher disse...

Ola Lulu
Danço há 30 anos, mas dança do ventre há 15...Durante este periodo estudei fisioterapia e um pouco sobre anatomia emocional, linguagem não verbal e a origem psico-energetica-emocional de quaisquer patologias, uma vez que nada se da ao acaso.
Nosso inconsciente tem seus "atos-falhos" tbm atraves do corpo, que mais eloquente do que qualquer aparelho fonatorio ou outra forma de comunicação!Vemos pela dança!
Já tive sim problema de tendinite num joelho, nada que se compare a uma cirurgia como a sua!Mas, lembro que na época fui pesquisar e vi que joelho está ligado a nossa auto-estima e tambem ao nosso orgulho,afinal ´nossa forma de ajoelhar e reverenciar o mundo é dobrando essa articulação. Um gesto mundial.
Então, se isso contribuir para sua conscientização e auto conhecimento em seu momento atual, voce simplesmente acelera sua cura, uma vez que toda doença é um sinalizador pra tomada de consciencia e consequente cura!
Desejo a ti um ano de bênçãos infindas,e melhoras rapidinhas para seu joelho!
Só conseguimos aceitar determinados fatos, uma vez que os entendemos, e assim podemos nos resignar e reverenciar ao Universo pela oportunidade de crescimento e gratidão!
Fique em paz, sua luz estará sempre acesa!Isso é inegável no espírito que vive segundo seu coração!
Bj grande e muito amor!
Gisella Daher

Lulu disse...

Querida Gisela

Muito obrigada por seu post, acho que tem toda a razão , este ano fui tremendamente atacada e minha auto estima sofreu golpes em demasia, e esta é uma estória longa e real.
No mais creio mesmo que tenho que me ajoelhar e agradecer tudo o que tive e tenho
Muito muito obrigada por ter escrito
beijos e feliz ano novo!

Carol Louro disse...

Lulu querida! Fico feliz em saber que você está se recuperando tão bem! Mas, isso já era de se esperar, afinal tem MUITA gente que precisa do seu joelho saudável e encantando novamente, rs! Como um ser impaciente posso lhe dizer que esse aprendizado e treinamento lhe servirá para muitas outras coisas... somará uma virtude dentre tantas q já tem. Nesse tempo de descanso físico ( sei q sua cabeça não pára) já pode até ir pensando em uma dança com essa tematica, com um destaque especial para o amor q o Michael tem por vc ; demonstrando em tantos gestos de carinho, não é?! Bom, desejo a vc e a sua familia um 2012 fantástico! Um grande beijo Carol louro

Pérolla Yara disse...

Oi Lulu,

Admiro seu trabalho desde que comecei a dançar, há 8 anos e pude te conhecer pessoalmente em um espetáculo que participou aqui em minha cidade(Aracaju) com o grupo Tallibah. Aproveito para te parabenizar pela luz que emana quando dança, é simplesmente encantador te ver dançar de perto.
E sei bem o que está passando pois, me operei da coluna, o ano passado e fui obrigada a interromper a dança, ainda estou me reabilitando e esse processo tem sido muito difícil, apesar de não ser profissional, mas a dança faz parte de mim, sou apaixonada por ela e deixá-la quieta, foi para mim quase uma tortura, mas também tive, aliás ainda tenho, que trabalhar essa bendita paciência e como é difícil, mas tudo vem na nossa vida para um aprendizado e temos que parar de vez em quando para analisar o porquê daquilo ter acontecido e ver o bem maior que pode estar sendo enviado.
Acredite, o melhor de Deus está por vir!!! Que Ele te abençoe com força e paciência para superar essa fase!!!
Um Novo Ano abençoado com muita saúde e muita dança!
beijos

gigi disse...

lulu, que Deus lhe abençõe um ótimo 2012, bjs&luz

Anônimo disse...

Desejo de coracao que vc recupere o mais rapido possivel e volte a brilhar pelos palcos! bjssss

Janaina disse...

Lu,vc sempre foi um exemplo vida p/ mim, ñ só por sua dança, que é magnífica, mas acima de td, por suas experiências que são retransmitidas em suas emoções dançando, ensinando e escrevendo. Já vi, revi e participei de muitos momentos seus, muitos de dor, inclusive... E de fato, o que admiro demais em ti, é sua capacidade de renovação e aprendizado. Então, querida, desejo p/ o ano vindouro, que vc continue sempre se renovando, se fortalecendo, aprendendo e prosperando todas as áreas de sua vida! Que Deus a abençoe com muita Luz! Obrigada por seus ensinamentos! Bjo enorme.

Camilla D'Amato disse...

Lulu , minha amiga do coração , a cirurgia é o freio que o céu te deu prá descansar na marra ... tudo tem seu tempo certo e vc por mais turrona que seja sabe disso . Carrego você nos meus pensamentos também por milhões de exemplos que você me deu , me dá e continuará dando , só quem conhece a Lulu que eu conheço sabe da grandeza dessa alma que não cabe nesse corpinho franzino e como digo sempre "TAMOJUNTO", porque a distância não é absolutamente nada comparada á força de uma amizade verdadeira !!! Beijo enorme e go girl , um 2012 "shimmer" prá vc !!!

Lulu disse...

Camila , vc é uma delícia ,,,, e tenho dito!

Chantal disse...

This is great!