quinta-feira, 26 de maio de 2011

Castelos no ar - Dubai


Hotéis embaixo dágua, edifícios que giram, outros de cabeça para baixo. Construir castelos na areia, eis a principal atividade desta cidade ultra moderna, e com velocidade espantosa de crescimento.

Palm Jumerah, uma ilha construída pelo homem no meio do mar, dá uma idéia leve do que eles ainda podem fazer. Apesar da crise assolar o mundo, muitas das construções iniciadas em Dubai, com proporções faraônicas de investimento, para mim parecem ativas, com homens trabalhando e a pleno vapor. Para onde nos viramos existem prédios em construção especialmente na área chamada Business Bay.

Conta a lenda que Dubai já não tem tanto petróleo e por isso sua atividade principal é se transformar no centro ou coração financeiro dos emirados, assim como um forte pólo turístico.

O que parece curioso é que apesar de ter um índice de crescimento incrível, a maioria dos prédios construídos nos últimos dez anos em Dubai, não traz a assinatura de nenhum arquiteto famoso. Alguns poucos, que eram de fato assinados, hoje fazem parte das obras em compasso de espera, que ainda aguardam sua finalização mas não estão em franca atividade.

 Ontém fui visitar um pequeno pedaço de Palm Jumerah, o Hotel Atlantis é absolutamente impressionante. As pessoas vão até a frente, param os carros e aquilo vira um estúdio ao ar livre, todo mundo quer tirar um tiquinho da paisagem e se mostrar de quebra.
Claro aqui estou euuu!!

Ganhei o óculos, meu filho lindinho, simplesmente pegou o único óculos de sol que eu tenho e não devolveu mais, e aqui isso faz falta mesmoooooo!!

Os shoppings são encantadores, mas resisti direitinho e não comprei nadinha, por enquanto!!
Muito brilho, muito luxo e muita marca famosa.
Os locais amam grife, e como tem possibilidades de pagar por elas, acaba sendo um paraíso para o consumo mesmo!
Algumas imagens internas dos centros de compras
Amei esta sandália, lembrei da Shahar, sempre de salto e perua...
Algumas lojas tem tanto espelho e brilho que ofuscam os olhos como esta aqui embaixo, que brilhava até o outro lado do corredor e prejudicava as outras vitrines


Era uma coisa, ocupava dois andares, então no primeiro momento parecia ilusão de ótica, aqui na verdade a imagem está discreta, não dá para ter uma visão real do brilho da loja.


Claro que tudo é muito feminino, pois talvez mesmo nesta parte do mundo, com todas as restrições vigentes, pelo menos externamente, as mulheres ainda são as donas do pedaço ou pelo menos do cartão de crédito dos maridos.
Como este não é meu caso posso fazer piada a vontade
Tenho apenas o meu cartão e uso em último caso, porque não sou loucaaaaaaaaaaaa....não muito!!

quarta-feira, 25 de maio de 2011


مش بتذاكرى ليهBurj Khalifa – o mais alto prédio do mundo

Um prédio impressionante, foi impossível tirar uma foto decente, pois o visitei ao cair da noite então aqui, uma imagem oficial e a que eu fui capaz de captar já sem a luz do dia.

Minha guia de hoje Sveta, é um doce, tenho muita sorte mesmo, desde que pisei neste lugar.


Ela é uma empresaria independente que hoje tem sua própria companhia de iluminação e que está se mudando para o Canadá. E olha só duas semanas antes dessa revolução na vida dela, tenho a chance de ser guiada por Dubai, por alguém que vive aqui há mais de 15 anos.

Começamos nosso passeio por Jumerah Area, o que é de fato um lugar privilegiado, com villas privadas e uma estrutura comercial invejável. Aliás, tudo aqui é pensado de forma a trazer o turismo e os investidores, para onde se olha, estão preparados para receber os visitantes.

Começamos nosso tour tomando o rumo de Sheikh Zaied Road, que é a principal via de acesso para outros emirados e também uma possibilidade prática de movimentação dentro de Dubai. O nome da estrada é também o nome do antigo governante que faleceu há poucos anos atrás, dando lugar a seu sucessor e filho, chamado Khalifa.

O pai era amado por todos, e considerado um grande estrategista, sendo responsável em grande parte pelo estrondoso crescimento de Dubai. As fotos que mostram sua imagem estão espalhadas pela cidade e dão uma idéia da importância da realeza nesta parte do mundo. Também passamos por Jumerah Beach Road, que se extende ao longo da costa, desde a Marina de Dubai até Madinat Jumerah.


Esta é uma imagem do antigo Sheikh, que reinou até depois de 80 anos e só deixou o posto ao morrer . Por toda parte se pode ver seu rosto e atualmente em alguns prédios é bastante comum ver juntos o governante de Dubai, junto com o governante de Abu Dabi. A realeza de fato é o grande vetor destes territórios reunidos chamados Emirados árabes.

O Hotel famoso por todo o mundo que é em forma de veleiro, é de fato impressionante, minha foto com ele é básiquinha mas está aqui embaixo é muito mais linda

Na minha simplicidade toda, visitei de um outro ponto de vista, de carro, indo rente a praia, vendo de frente outro Hotel muito famoso dessa parte do país chamado Atlantis .
Na areia, por vezes tem-se a impressão de estar no Brasil, a cor da água, o tom da areia e até mesmo o surfista solictário que consegui fotografar.
 Não parece o Brasil gente???

Cheguei em Dubai gente, mas enquanto isso no caminho....


South Africa

Apesar de conhecer apenas pelo aeroporto, dentro das lojas a riqueza  de cores e artesanato dá uma idéia do que deve ser a Africa lá fora.

Como o trânsito é absolutamente desastroso, mesmo com sete horas de espera , nem cogitei  sair para dar uma volta, com medo de que pudesse perder o retorno de alguma maneira.

O corredor parecia imenso e claro um convite ao consumismo. Mas como sou boa menina, só comprei um demaquilante, e uma máscara para olhos e nada mais...mentirinha, um iluminador, e uma sombra escura cor de vinho, também entraram na lista.

Conheci o presidente de uma empresa química , que sempre dá palestras no mundo todo, e esteve na USP, cinco anos atrás. Já teve dois casamentos, p rimeiro com uma irlandesa, o segundo com uma africana que vivia na Colômbia, e agora busca por uma brasileira, fez até piada dizendo se eu não estava livre.

A vida que se desenrola num aeroporto, quantas pequenas coisas não acontecem, sem que possamos nos dar conta.

Grupos de indianos passando, africanos de todos os tamanhos, alguns tão pretos que eram até azulados. Uma beleza diferente que assombra, encanta e provoca curiosidade.

O avião da Emirates, é uma coisa por si só. Mais de 10 idiomas são falados durante o vôo, incluindo português.

Todo o sistema de propriedade  vigente em Dubai, já é por si só um desafio a compreensão. Os primeiros proprietários de uma certa área do estado tem privilégios, durante o processo de construção de seu negócio
Chegando no aeroporto, super acolhida , não esperava tanto!!

e esta é Dareen , minha organizadora. Está faltando na foto seu noivo que é uma graça e um gentleman.